Seja reconhecido por defender uma causa
- rafael torres
- 16 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jun. de 2021

Todo candidato precisa ler isso! Uma das primeiras fases do planejamento de campanha é a definição do tema central da candidatura, e é exatamente neste ponto que muitos candidatos cometem o seu primeiro erro. Em diversos casos o candidato amplia demais a sua área de atuação e define quatro ou cinco temas, acreditando que isso o fará ser ainda mais respeitado durante o pleito.
A compreensão de que quanto mais assuntos o candidato aborda melhor será sua aceitação, é um conceito antigo. Atualmente entende-se que a imagem de “dono da verdade” é algo prejudicial à campanha. Isso porque o comportamento do eleitor mudou e, consequentemente, a forma do candidato se comunicar também precisa ser alterada.
É preciso entender que a campanha de vereador é diferente da campanha para o cargo de prefeito. Isso pelo motivo de que no segundo caso é indispensável que a comunicação seja feita pensando em todos os cidadãos do município, pois somente assim o candidato conseguirá a quantidade necessária de votos para se eleger. Diferente do concorrente ao cargo no legislativo, que pode ser eleito se comunicando apenas com uma parcela da população e com um número menor de votos.
O candidato a vereador precisa concentrar seu esforço no tema que domina e que poderá debater com pleno conhecimento. Dessa forma as propostas apresentadas serão realmente eficazes e consequentemente impactarão a população. A intenção aqui é tornar-se referência dentro da cidade. Quando os eleitores pensarem em determinado assunto eles rapidamente precisam associá-lo ao nome do candidato. Entenda que somente os votos das pessoas que querem a melhoria da saúde pública já são suficientes para a eleição, por exemplo.
Grandes campanhas vitoriosas são construídas tornando o candidato o representante da população em uma causa específica. Mas para isso o candidato precisa realmente ter conhecimento sobre o tema.
Commenti