Regras do período de pré-campanha
- rafael torres
- 19 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jun. de 2021

O pré-candidato pode ou não fazer reuniões com eleitores para tratar de projetos?
As dúvidas sobre o que o pré-candidatos podem ou não fazer são bastante frequentes. Isso porque é comum que a partir do momento em que uma pessoa se afirma como postulante a um cargo público, tenha-se vontade de sair falando aos quatro ventos sobre seus projetos. Portanto, aí vai uma ótima notícia.
A resposta é: SIIIIM!
É liberado ao pré-candidato a realização de reuniões em ambientes fechados para tratar sobre o processo eleitoral, planos de governo e projetos.
Porém, o pré-candidato deve seguir algumas regras para que seus atos não sejam enquadrados como campanha antecipada. É indispensavel lembrar que é proibido pedir, mesmo que implicitamente, o voto do eleitor ou até mesmo se portar como candidato prometendo realizar determinado projeto quando eleito. Essas reuniões devem ser usadas apenas como forma de entender quais são as demandas dos eleitores daquela região.
Não tente burlar a lei e se aproveitar dessa situação. Trabalhe dentro das regras. A intenção do pré-candidato nessas reuniões deve estar bem clara: OUVIR A POPULAÇÃO. Por isso seja franco e direto com os participantes e adote uma postura de ouvinte. Anote tudo o que for solicitado pelos moradores desta determinada localidade.
Essas informações são fundamentais para a elaboração do seu plano de governo. Com elas você poderá definir seus temas prioritários e a sua mensagem de campanha. É com base nessas reivindicações também que o candidato poderá estruturar a sua narrativa. Todo o passo a passo de como planejar cada uma dessas etapas você encontra no e-book Planejamento de Campanha.
Portanto, see a sua intenção ao realizar essa reunião seja realmente somente ouvir o eleitorado para que possa estruturar seus projetos, vá em frente!





Comentários