Dicas para candidatos - Conheça suas oportunidades e suas ameaças
- rafael torres
- 21 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

Um super candidato está sempre preparado para tudo o que pode acontecer na campanha. Essa capacidade de antever as coisas faz com que ele se destaque entre os demais concorrentes. Mas se engana quem pensa que isso é somente para um grupo seleto de pessoas. Essa capacidade é alcançada realizando um amplo estudo de si próprio.
É fundamental que antes de iniciar o processo eleitoral o candidato conheça suas forças, suas fraquezas, suas oportunidades e suas principais ameaças. Trata-se da chamada análise de SWOT. Desta forma todos os seus esforços serão no sentido de valorizar o que se tem de melhor e consequentemente minimizar suas fraquezas.
Este estudo evidencia traços da sua própria personalidade que podem ser positivos junto ao eleitor e também pontos da situação política da sua região que podem ser explorados durante o período de campanha. Será com base nesse estudo que a equipe de comunicação planejará as ações de marketing, por exemplo. Imagine que durante a análise SWOT evidenciou-se que os eleitores de determinada região buscam renovação no poder legislativo de sua cidade. Este aspecto poderá ser visto como 'oportunidade', caso o candidato seja novo no cenário político. Ou visto como 'ameaça' por um candidato que já ocupa cargo público.
Perceba que a mesma situação exige ações diferentes para cada tipo de candidato. Um dos candidatos (o mais novo) poderá realizar uma campanha de forte apelo à novas ideias, explorando a sua juventude e sendo contrário à "velha política". Já o candidato que já ocupa cargo público terá que fazer um trabalho voltado para fortalecimento de todas as coisas positivas que ele já fez. Precisará frisar que está sempre buscando se atualizar e, pode também, buscar se aliar a lideranças mais jovens para amenizar este fato.
Este é apenas um exemplo de como um estudo aprofundado das oportunidades e ameaças pode direcionar a comunicação de uma campanha.
Essa técnica surgiu na década de 1960, por Albert Humphrey, e é utilizada até hoje por todas as grandes corporações no mercado comercial e por todos os grandes políticos mundiais. Você pode ver detalhadamente como realizar a sua análise no e-book Planejamento de Campanha.
Por isso, não menospreze o valor da pesquisa antes de iniciar uma campanha eleitoral. É fundamental que se conheça absolutamente tudo o que poderá ser usado a seu favor e, consequentemente, tudo o que poderá ameaçar os seus planos de se eleger.
Komentáře