Como impulsionar publicações com conteúdo eleitoral
- rafael torres
- 11 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

O impulsionamento de publicações será uma das grandes armas do candidato nestas eleições. Se bem utilizadas poderão ser o ponto decisivo para uma campanha vitoriosa. Separar uma verba para esse fim é importante, porém, somente dinheiro não basta. É preciso saber investir.
O primeiro ponto para um bom alcance é saber que tipo de publicação impulsionar. Essa escolha precisa ser feita levando em consideração o que pretende-se obter com o anúncio. Existem três possibilidades. São elas, impulsionamento para fortalecimento de marca, impulsionamento para levar informação e impulsionamento para conversão. Cada um deles com uma finalidade distinta.
Impulsionamento para fortalecimento de marca: O anúncio de fortalecimento tem o objetivo de, como o próprio nome já diz, fortalecer o nome do candidato junto ao público. Ele não fala, especificamente, de uma ação feita pelo político, mas sim da sua forma de atuação. Mostra o candidato realmente como uma marca. Evidencia sua maneira de governar e seus pensamentos, para que dessa forma, as pessoas que compartilham do mesmo pensamento passem a ter conhecimento dele. Pode ser feito entre os eleitores que já o conhecem (transformando-os em militantes) ou para o público desconhecido (gera alcance e maior visibilidade).
Impulsionamento informativo: Esse impulsionamento leva, de fato, conteúdo ao público. Visa atrair a atenção do cidadão mais sedento por informação. Nele geralmente estão assuntos mais complexos e que necessitam de uma explicação ou defesa do candidato. Mostra-se, geralmente, o posicionamento do político sobre um determinado tema e de qual maneira ele buscará resolver a situação. Não apresente todo o conteúdo na publicação. É importante que esses impulsionamentos levem a audiência para o site oficial. Dê informação somente para quem realmente deseja. Se a pessoa clicou, ela quer receber.
Impulsionamento de conversão: Trata-se do impulsionamento que busca converter o anúncio em uma ação. Pode ser a captação de cadastros do eleitor (lembre-se das landing pages e de tudo o que se consegue fazer sabendo informações pessoais do eleitor) ou então a conversão em votos. Este anúncio é mais direto. Possui indicações claras do que fazer e botões de ação.
Defina o que se deseja obter com a publicação e escolha o melhor tipo de anúncio. Utilize-os em momentos diferentes da campanha. Separe os anúncios por públicos de interesse e região para obter o melhor resultado. A quantidade de anúncios vai depender da verba que se tem para gastar, mas cuide para não se tornar cansativo. Pense em maneiras criativas de passar a sua mensagem. Nada de simplesmente publicar a foto e o número. Fazer isso é jogar dinheiro fora. Pense nas características de cada rede social e utilize o impulsionamento para reafirmar a mensagem principal de campanha.
Comentarios